quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

O Fim da Intolerância à violência é o que buscamos...


Muito tem se falado em Intolerância Religiosa criticando-se uma única classe religiosa e que procura ler sabe bem do que estamos falando. Parece que se fala de um assunto para encobrir outros que se deveria dar maior atenção como educação, violência, saúde e muitos outros assuntos que necessitam da preocupação do Poder Público.  Aliás, desviar a atenção do povo para o que realmente interessa parece ser disciplina importante e obrigatória para quem almeja um cargo na política atual.A foto no início desta matéria mostra com exatidão como está a violência na cidade do Rio de Janeiro e é importante dizer que esse tipo de notícia não fica restrito aos noticiários da nossa cidade, mas chegam até ao exterior, prejudicando e manchando a imagem turística da "Cidade Maravilhosa". Onde está o choque de ordem? Como ficam os moradores em meio ao fogo cruzado? Em quem esperar? Até quando o Rio de Janeiro vai ficar a mercê dessas ações de violência de ambas as partes? Quem está se preocupando tanto com a intolerância religiosa está se preocupando com toda a situação de violência que estamos passando? Ou será que eles estão cegos para essas coisas? Esta série de indagações têm ocupado o meu pensamento porque é totalmente inadmissível compactuar com essa atitude. Vamos ver os problemas da nossa cisade e do nosso estado de maneira holística, ou seja, de forma completa, plena. Não adianta atacar um ponto específico e deixar todos os outros fora de controle. Não podemos ter uma atitude imediatista. Vamos olhar à frente. Numa partida de xadrez um competidor tem que ter uma visão além do que se vê no tabuleiro. Assim temos que ver e agir sempre à frente do nosso tempo.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

2009 - Um Tempo pra que Tudo se Renove - O Evento do Ano



O objetivo desse evento é estremecer os principios tão preconizados por muitos que se dizem igreja de Cristo mas nada têm feito daquilo que Ele ensinou, pelo contrário, se desviado dos Seus ensinamentos um por um. Se aquilo que você tem visto em muitas igrejas atualmente tem se distanciado do que se encontra na Bíblia, não marque nenhum compromisso para o dia 7 de março de 2009 das 10 às 17:30 ou 18:00h. O que você vai ouvir, mudará a sua vida.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Descaso com dinheiro público


É incrível como em todos os lugares que passamos até sem o objetivo de produzir críticas ou denuncias, acabamos encontrando-as nos mais diversos lugares. Essa denuncia não pode passar em branco. Aproveitando o feriado com minha família, fui à casa de uma amiga em Guapimirim. Chegando lá, aproveitamos a beleza e os recursos naturais disponíveis para nosso entretenimento, mas quando íamos almoçar, passamos por um terreno enorme com muitas casas quase prontas e que só não foram terminadas porque o sistema de esgotamento sanitário não estava como deveria e por isso não recebeu o Habite-se. Hoje as casas estão se deteriorando, o mato está tomando quase toda a área e um lugar que deveria estar servindo de moradia a muita gente, serve de vergonha para os moradores e visitantes. Ah, esqueci de mencionar o nome da dona de tudo isso: Caixa Econômica Federal. Será que seria tão difícil adequar o sistema de esgoto para terminar a obra e vender todas aquelas casas que estão se acabando, totalmente abandonadas? As fotos que acompanham esse artigo provarão tudo o que estamos dizendo, para que não fique nenhum dúvida. Se alguém me contasse talvez eu pensasse que se tratava de uma pessoa mal intencionada querendo falar mal do nosso governo e de uma instituição tão conceituada como a Caixa.
Mas isso eu pude ver pessoalmente. Até onde vamos com essa situação? Eu você que pagamos os nossos impostos e vemos uma situação dessas, o que podemos fazer? DENUNCIAR SEMPRE. Só assim poderemos alcançar um mundo melhor.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Para que lado foi a Igreja?



Logo depois de Jesus ter vindo à Terra e dado o pontapé inicial na nova Igreja recriada sem os resquícios dos religiosos fariseus e escribas, a igreja cresceu e alcançou uma notoriedade sem precedentes, sendo os apóstolos reconhecidos como “aqueles que revolucionaram o mundo”. Mas no decorrer da História, o povo de Deus foi cedendo o seu espaço e perdendo o bonde do tempo. Consequentemente, o espaço desocupado pela Igreja foi sendo ocupado por aqueles a quem ela tanto critica. Nos últimos anos, alguns segmentos da Igreja têm acelerado o passo e alcançou o rumo do mundo e da História, mas isso não é o suficiente, pois a Igreja de Cristo tem como objetivo ser vanguarda no mundo, andar na frente e ditar o rumo a ser seguido em todas as áreas, seja na Educação, no Esporte, nas Artes, resumindo, em todas as áreas do saber e da cultura. Faz-se necessária uma Revolução no seio da Igreja para que ela retome o seu lugar de fato e de direito. Uma Revolução que a conduza de volta aos princípios preconizados por Jesus, o Reino de Deus e a Sua Justiça, ou seja, uma Revolução Reinista. O Reinismo tem por principal meta proclamar o verdadeiro Evangelho de Cristo e denunciar toda a falsidade e hipocrisia que vem sendo ensinada, levando muitos ao erro e cujo objetivo é unicamente proporcionar um grande retorno financeiro aos seus “líderes”. Todos aqueles a quem Deus revelou o Seu Reino e a Sua Graça tem o compromisso de trabalhar para reconduzir aqueles que foram induzidos ao erro a voltar à prática das primeiras obras.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Educação - Direito ou Ideologia?



Existem assuntos sobre os quais falamos que só temos informações superficiais e outros, conhecemos a fundo. Quando o assunto é Educação, tenho uma certa liberdade para falar porque cursei o Ensino Médio, no período de 1986 a 1988, na Escola Normal Carmela Dutra, hoje Instituto de Educação Carmela Dutra no bairro de Madureira, um conceituado e histórico centro de formação de professores desde a sua fundação. Uma escola de referência na formação citada e lá, pude ter a visão verdadeira do que foi (na minha época) e ainda é a educação em nossa cidade, nosso estado e nosso país, onde o investimento é muito baixo diante da realidade em que vivemos, com falta de materiais básicos para o bom funcionamento de uma escola, merenda escolar, conservação do imóvel e dos bens móveis da escola, etc. Uma vez tão ligado e engajado na causa da educação pude visualizar os 2 lados da situação: o Direito e a Ideologia.
O direito à educação é algo que consta da nossa Constituição como garantido, o que muitas vezes não é real, dadas as condições sócio-econômicas de determinadas parcelas da nossa população que vivem abaixo da linha da pobreza. Esse “direito garantido” também não é respeitado devido a distância que dificulta ou, até mesmo impede o acesso dos alunos aos estabelecimentos de ensino e muitos outros fatores que acabam por contribuir no afastamento do aluno das salas de aula.
Já a ideologia nos mostra uma escola dos sonhos e que nunca sai para o campo da realidade, uma vez que a falta e o desvio de recursos que deveriam ser aplicados na educação jamais chegam ao seu destino. Sempre esperamos algo melhor, mas para que isso aconteça precisamos ser os primeiros a buscar e nos cercar de pessoas que tenham o mesmo objetivo. Desde a minha infância ouço dizer que o Brasil é o país do futuro, mas que futuro teremos se não incentivamos nossas crianças e ler e estudar? O futuro não nos pertence, mas a eles. Nossos esforços têm que ser voltados a estimulá-los e se dedicarem ao estudo para que possam alcançar aquilo que alcançamos e nos superar, pois se a geração que nos sucede não nos superar nossa passagem por esse mundo foi vã. Temos que, a cada geração, melhorar mais a situação do mundo em que vivemos.
Queremos garantir aos nossos filhos o que eles tem por direito ou vamos ficar sonhando com um mundo perfeito mas sem fazer nada para que ele se torne realidade?
Pense.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009



É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã...
Assim diz um dos versos de uma pessoa que viveu à frente do seu tempo. Será que nós estamos vivenciando essa realidade? Deus nos deu 2 referenciais sobre amor. O primeiro dizia que devíamos amar ao nosso próximo como a nós mesmos porque era uma época em que as pessoas não tinham nenhum critério e qualquer motivo era motivo para se fazer o mau a outrem. Dado esse primeiro parâmetro, a pessoa tinha que pensar se seria capaz de fazer aquilo consigo mesma antes de fazer com outra pessoa. Mas isso, na verdade não era suficiente, não era o verdadeiro plano de Deus, mas ficava aquém da Sua vontade. Porém, em Cristo, esse mandamento foi alterado. Não poderíamos amar ao nosso próximo apenas como a nós mesmos, era preciso ir além disso. O Novo Mandamento que nos foi dado diz que devemos amar uns aos outros como Ele nos amou e não mais como a nós mesmos. Se Jesus nos amasse somente como a Ele mesmo, jamais teria morrido em nosso lugar, porque Ele se amaria primeiro para depois realizar o mesmo gesto por nós. É incrível como tantos séculos depois dessa mudança ainda exista quem pregue por aí que se você não se amar primeiro, não estará apto para amar ao seu próximo. Então já que quem se diz cristão não está dando ouvidos ao que diz realmente a palavra, faz-se necessário Deus usar pessoas que não professam a fé cristã para nos chamar a atenção e nos mostrar aquilo que devíamos ver por nós mesmos. E enquanto o povo que se chama pelo nome do Senhor continuar neglicenciando sua verdadeira missão, Deus vai continuar usando outros para fazer o que é nossa tarefa. Vamos cumprir a missão para que fomos chamados, que é pregar o Seu amor e a Sua graça infinita. Foi o grande amor de Deus por nós que o fez enviar Jesus para passar tudo o que Ele passou e morrer em nosso lugar assumindo as nossas culpas.
Outra coisa que essa música nos faz lembrar é que não podemos nos entregar à inversão de valores dos tempos pós-modernos. Diz a letra que “é preciso amar as pessoas...” e hoje em dia temos amado as coisas e usado as pessoas. Temos que amar as pessoas e usar as coisas. Infelizmente, a grande maioria das pessoas tem cometido esse erro sem perceber, até porque aqueles que se apóiam no que fora dito por Maquiavel que “os fins justificam os meios” não veem erro em passar por cima dos outros e até mesmo “puxar seus tapetes” desde que isso os ajude a alcançar seus objetivos.
Desde já, devemos agradecer ao Renato Russo que foi instrumento nas mãos de Deus para nos alertar quanto a esses detalhes que nos passaram sem que notássemos.
Até a próxima.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Que choque de ordem é esse?



Começou hoje pela manhã a operação de combate à desordem urbana da Prefeitura do Rio. Segundo o secretário de Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, o objetivo da operação é atacar diversas situações que incomodam o dia-a-dia do carioca. De quê carioca ele está falando? Do carioca morador da orla? Do de classe média alta? Porque certamente não é o carioca mediano que ele está falando.
Vai sobrar mesmo é para os camelôs, para as kombis, e para as construções em terrenos cobiçados por grandes empresas ou construtoras.
Fazer o quê? Foi a população mais carente que elegeu essa gente.
No Recreio dos Bandeirantes, uma mega equipe de trezentos servidores de diversos órgãos agiram na desocupação e demolição de um prédio na Estrada do Pontal. Ao todo estão sendo demolidos 34 imóveis no bairro, sendo 18 apartamentos, 12 estabelecimentos comerciais, UMA IGREJA EVANGÉLICA, um depósito de bebidas, um salão de festas e uma cobertura.
Eles não estão demolindo apenas imóveis. Eles estão destruindo sonhos, vidas inteiras de trabalho.
Chamou-me a atenção o fato de que entre os imóveis demolidos, havia uma igreja evangélica. Lembrei-me de ter assisto a pastores de renome manifestando apoio irrestrito a Eduardo Paes. E aí? O que dizer agora? Onde aquele povo vai se reunir para cultuar a Deus?
Será que o pastor daquela igreja também se empenhou pela candidatura do único candidato que podia impedir a eleição de Gabeira?
Cadê a turma do Silas Malafaia, da Melodia, do Eduardo Cunha, do Manoel Ferreira? Quem vai sair em defesa daquela igreja?
Ou ainda: quem vai sair em defesa daquela gente que perdeu tudo? Dezoito famílias perderam sua moradia?
E o quanto aos ambulantes? O crime organizado agradece a Eduardo Paes e à sua trupe, por prover mais mão-de-obra para o tráfico. Infelizmente, muitos daqueles que terão que abandonar suas barracas, não terão opção de trabalho, e recorrerão à criminalidade. Não estou generalizando. Mas é isso que acontece quando um pai de família não tem condição de comprar o leite do filho recém-nascido.
Que bom que ninguém é ingênuo pra acreditar que todas essas investidas da prefeitura não servem a outros interesses...
Choque de ordem... Eu já vi esse filme antes.
Espeeeeraaaaaaa! Daqui a pouco veremos o que será construído no lugar desses imóveis.
Postado por Hermes C. Fernandes.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Levanta-te!

Vivemos na era da informação e com isso, as distâncias desapareceram. O mundo se reduziu a uma pequena aldeia global. Com isso, chegaram também as facilidades tecnológicas e o surgiu o "comodismo digital", que nada mais é do que as pessoas poderem fazer tudo ou quase tudo sem sair de casa ou do escritório, sem levantar da cadeira. Essa situação vai de encontro a uma expressão encontrada muitas vezes nas Escrituras e que é o nosso tema de hoje: Levanta-te.

Encontramos na epístola aos Efésios 5:14 Paulo dizer a aquele povo que despertasse e levantasse, porque se despertarmos e permanecermos deitados nada acontece mas quando nos levatamos podemos nos dedicar às atividades diárias. ~De nada adianta estarmos despertos mas continuar em estado de inércia, deixando as coisas acontecerem e nada fazermos em relação a elas. Em Êxodo 9:13 Deus fala a Moisés que se levante cedo para ir ter com faraó para falar-lhe acerca da libertação do povo. Para entender o que Deus tinha a dizer-lhe Jeremias recebeu a ordem de levantar-se e descer até a casa do oleiro (Jeremias 18:2). Jonas recebeu a mesma ordem 2 vezes para entender que não podemos fugir à vontade do Senhor e nem da nossa responsabilidade (Jonas 1:2 e 3:2). Em todos esses exemplos encontramos Deus tirando os seus escolhidos do comodismo para então falar com eles. Num mundo em que podemos fazer tudo sem sair de onde estamos, mais do que nunca Deus nos manda que saiamos dos nossos guetos espirituais para irmos de encontro a quem espera a nossa ajuda, quer espiritual ou material. Não fomos chamados pra ficar escondidos dentro dos templos. Fomos chamados para aumentar o tamanho das tendas e isso significa ocupar os espaços. O último exemplo que citaremos sobre levantar-se está registrado em Atos 10:13 e esse custou a desqualificação de Pedro para pregar o Evangelho aos gentios. É preciso que a Igreja de Cristo ouça essa ordem e se levante não perdendo mais tempo na proclamação do Evangelho do Reino e da Graça de Cristo.

Christus Victor!