segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Educação - Direito ou Ideologia?



Existem assuntos sobre os quais falamos que só temos informações superficiais e outros, conhecemos a fundo. Quando o assunto é Educação, tenho uma certa liberdade para falar porque cursei o Ensino Médio, no período de 1986 a 1988, na Escola Normal Carmela Dutra, hoje Instituto de Educação Carmela Dutra no bairro de Madureira, um conceituado e histórico centro de formação de professores desde a sua fundação. Uma escola de referência na formação citada e lá, pude ter a visão verdadeira do que foi (na minha época) e ainda é a educação em nossa cidade, nosso estado e nosso país, onde o investimento é muito baixo diante da realidade em que vivemos, com falta de materiais básicos para o bom funcionamento de uma escola, merenda escolar, conservação do imóvel e dos bens móveis da escola, etc. Uma vez tão ligado e engajado na causa da educação pude visualizar os 2 lados da situação: o Direito e a Ideologia.
O direito à educação é algo que consta da nossa Constituição como garantido, o que muitas vezes não é real, dadas as condições sócio-econômicas de determinadas parcelas da nossa população que vivem abaixo da linha da pobreza. Esse “direito garantido” também não é respeitado devido a distância que dificulta ou, até mesmo impede o acesso dos alunos aos estabelecimentos de ensino e muitos outros fatores que acabam por contribuir no afastamento do aluno das salas de aula.
Já a ideologia nos mostra uma escola dos sonhos e que nunca sai para o campo da realidade, uma vez que a falta e o desvio de recursos que deveriam ser aplicados na educação jamais chegam ao seu destino. Sempre esperamos algo melhor, mas para que isso aconteça precisamos ser os primeiros a buscar e nos cercar de pessoas que tenham o mesmo objetivo. Desde a minha infância ouço dizer que o Brasil é o país do futuro, mas que futuro teremos se não incentivamos nossas crianças e ler e estudar? O futuro não nos pertence, mas a eles. Nossos esforços têm que ser voltados a estimulá-los e se dedicarem ao estudo para que possam alcançar aquilo que alcançamos e nos superar, pois se a geração que nos sucede não nos superar nossa passagem por esse mundo foi vã. Temos que, a cada geração, melhorar mais a situação do mundo em que vivemos.
Queremos garantir aos nossos filhos o que eles tem por direito ou vamos ficar sonhando com um mundo perfeito mas sem fazer nada para que ele se torne realidade?
Pense.

Um comentário:

  1. Parabéns pela belo artigo, que não apenas constata a realidade da educação brasileira, como também oferece um norte.

    ResponderExcluir